quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dica Semana – Literatura Infantil (Pouco Texto)

Livro: O Gato e O Escuro.
Autor: Mia Couto
Ilustração: Marilda Castanha
Editora: Companhia das Letrinhas

Neste livro Mia Couto conta a história de Pintalgato, um gatinho preto que nem sempre foi desta cor. Pintalgato se tornou preto, pois adorava passear na linha onde o dia faz fronteira com a noite, porém sua mãe sempre lhe dizia para que ele não passasse para o lado do escuro, para além do pôr do Sol.
A cada passo que Pintalgato avançava em direção a escuridão, seu coração tiquetaqueava, quando avançou a escuridão inteira, notou que já não se via mais e temia que não regressasse a seu formato original.
Com o desespero do gatinho o Escuro começa a conversar com ele, dizendo que quem deveria chorar era ele, pois ele olhava tudo e não enxergava nada. Foi a mãe de Pintalgato que consolou o escuro, dizendo que as crianças só tem medo do escuro, pois não sabem que o escuro está dentro de cada um deles. E não é verdade que nós enchemos o escuro com nossos medos?!
A partir da leitura deste livro notamos que a Dona Gata, nos mostra que o escuro pode ter a forma que quiser, por tanto vamos deixar de transformar o escuro em nossos medos, para transformá-lo em coisas boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário