quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil ficou registrado no dia Dezoito de Abril, em homenagem a Monteiro Lobato, registrando sua data de nascimento como a data comemorativa do Dia do Livro Infantil, através de uma Lei criada em 2002 (10.402/02). Monteiro Lobato morreu no dia Quatro de Julho de Mil Novecentos e Quarenta e Oito.
Monteiro Lobato, foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil. Como viveu um grande período da sua vida em fazendas, seus maiores sucessos retratam a vida no sítio, como o folgado caipira, Jeca Tatu. E logo em seguida criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, o qual fez grande sucesso. Dando seqüência a esses sucessos, Monteiro Lobato criou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, o que foi transformado programa televisivo nos anos 80 e foi regravada no final dos anos 90, no ano de 2010 a obra foi transformada em desenho animado.
Além, de retratar o cotidiano do homem da roça, Monteiro Lobato incluiu grandes peças famosas do nosso folclore em suas histórias, como o Saci-Pererê, a Cuca, entre outros. E ainda enriqueceu suas obras com a mitologia grega, como também com personagens do cinema. Através do livro, “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou que é capaz de se aprender brincando.
Prestamos aqui nossa homenagem e nossa gratidão a Monteiro Lobato, por criar obras tão lindas e por até hoje estar tão presente no coração de tantas crianças e adultos, como na sociedade em si.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”
                                                                                  Monteiro Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário