Mesmo existindo grandes artistas brasileiros, há uma grande influência dos estrangeiros, com o estilo comics o qual retrata os super heróis e os que vêm ganhando espaço atualmente são os mangás, quadrinhos japoneses. Porém, a única HQ que tem 100% características brasileiras são as tirinhas, pois mesmo existindo em outros países, apenas em nosso estilo de cartum, as tirinhas ganham um caráter ácido e bem menos comportado que as existentes nos EUA.
As HQ’s são bastante importantes para as crianças, pois colaboram com suas características como: onomatopéias, frases com palavras marcadas, o modelo do balão. É desse modo que se pode alfabetizá-las, pois no começo da alfabetização é mais fácil ler uma onomatopéia do que uma palavra. Mas outro ponto muito importante dos HQ’s é que desperta a imaginação, a criatividade, além de ser muito prazerosa a leitura.
Nesse Dia Nacional da História em Quadrinhos, que tal vir à Biblioteca para ler um?
Alguns dos principais cartunistas brasileiros são: Henfil (in memoriam), Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Glauco(in memoriam), Laerte, Millôr Fernandes, Adão. Alguns dos principais cartunistas estrangeiros são: Hergé (in memoriam), Jim Davis, Scott Adams, Sergei.