Os HQ’s, ou histórias em quadrinhos, surgiram no Brasil no século XIX, com um ar satírico, as quais são conhecidas como cartuns, charges, mas atualmente são as famosas tirinhas. Porém, as revistas que publicam HQ’s só chegaram ao Brasil por volta do século XX.
Mesmo existindo grandes artistas brasileiros, há uma grande influência dos estrangeiros, com o estilo comics o qual retrata os super heróis e os que vêm ganhando espaço atualmente são os mangás, quadrinhos japoneses. Porém, a única HQ que tem 100% características brasileiras são as tirinhas, pois mesmo existindo em outros países, apenas em nosso estilo de cartum, as tirinhas ganham um caráter ácido e bem menos comportado que as existentes nos EUA.
As HQ’s são bastante importantes para as crianças, pois colaboram com suas características como: onomatopéias, frases com palavras marcadas, o modelo do balão. É desse modo que se pode alfabetizá-las, pois no começo da alfabetização é mais fácil ler uma onomatopéia do que uma palavra. Mas outro ponto muito importante dos HQ’s é que desperta a imaginação, a criatividade, além de ser muito prazerosa a leitura.
Nesse Dia Nacional da História em Quadrinhos, que tal vir à Biblioteca para ler um?
Alguns dos principais cartunistas brasileiros são: Henfil (in memoriam), Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Glauco(in memoriam), Laerte, Millôr Fernandes, Adão. Alguns dos principais cartunistas estrangeiros são: Hergé (in memoriam), Jim Davis, Scott Adams, Sergei.