terça-feira, 24 de abril de 2012

Ana Maria Machado Lança Livro no Salão FNLIJ

Ana Maria Machado aproveitou o momento no Salão FNLIJ no domingo para lançar seus dois novos livros “Histórias Greco-Romanas” e “Histórias Árabes”, ambos estão sendo lançados pela editora FTD. Além do lançamento do livro, ela aproveitou para ter um bate papo com seus leitores. O Salão está sendo realizado no Rio de Janeiro.
Além, de lançar esses dois livros ela já contou que está finalizando um livro para crianças bem pequenas que falam sobre coisas que se fazem no final de semana. Ela também foi tema de outro lançamento A Infância de Ana Maria Machado, escrito pela Carla Caruso e está sendo lançado pela editora Callis.O Salão do livro irá acontecer até o dia 29/04/2012.

Fonte: Folha de São Paulo, 23/04/2012.

Contação de História na Biblioteca




No dia Dezessete de Abril de Dois Mil e Doze, foi realizada uma Contação de Histórias na Biblioteca com a parceria entre a CEMEI Dário Rodrigues, a qual veio recepcionar a chegada da CEMEI Casa Rosa.
Foi um dia cheio de alegria, tanto para nós quanto para os nossos convidados, já que com o auxilio de todos, pudemos realizar um evento com muita tranqüilidade. Para os nossos convidados da CEMEI Casa Rosa, entregamos Portas – Lápis de Sapo, confeccionados por nós mesmos.
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                                                                                                      
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                                                                                                                           




































quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil ficou registrado no dia Dezoito de Abril, em homenagem a Monteiro Lobato, registrando sua data de nascimento como a data comemorativa do Dia do Livro Infantil, através de uma Lei criada em 2002 (10.402/02). Monteiro Lobato morreu no dia Quatro de Julho de Mil Novecentos e Quarenta e Oito.
Monteiro Lobato, foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil. Como viveu um grande período da sua vida em fazendas, seus maiores sucessos retratam a vida no sítio, como o folgado caipira, Jeca Tatu. E logo em seguida criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, o qual fez grande sucesso. Dando seqüência a esses sucessos, Monteiro Lobato criou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, o que foi transformado programa televisivo nos anos 80 e foi regravada no final dos anos 90, no ano de 2010 a obra foi transformada em desenho animado.
Além, de retratar o cotidiano do homem da roça, Monteiro Lobato incluiu grandes peças famosas do nosso folclore em suas histórias, como o Saci-Pererê, a Cuca, entre outros. E ainda enriqueceu suas obras com a mitologia grega, como também com personagens do cinema. Através do livro, “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou que é capaz de se aprender brincando.
Prestamos aqui nossa homenagem e nossa gratidão a Monteiro Lobato, por criar obras tão lindas e por até hoje estar tão presente no coração de tantas crianças e adultos, como na sociedade em si.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”
                                                                                  Monteiro Lobato

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dica Semanal – Literatura Infantil (Pouco Texto)

Livro: Nestor
Autor e Ilustração: Quentin Gréban
Editora: COSACNAIFY

O pequenino macaquinho Nestor, vai pescar sozinho no rio pela primeira vez, seu pai apenas o deixa ir se ele prometesse ficar longe dos animais perigosos. Chegando ao rio Nestor tem que se sentar no galho de uma árvore, pois o rio está cheio de animais perigosos.
O problema acontece quando Nestor caí no rio, quem será que o salva? Será que todos os animais que estavam perto do rio eram realmente perigosos? Para descobrir é só vir ler o livro.

Disponível também nas:
Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Angelina Dagnone de Mello – Telefone: (16)3307-2115; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

Dica Semanal – Literatura Juvenil

Livro: Depois Daquela Viagem
Autora: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática

A autora conta sua própria história de como adquiriu AIDS, com um tom de humor e grande descontração, além de parecer um diário, no qual ela mostra todos os seus sentimentos. Ela nos mostra através do livro que ao contrário do que muitos pensam, ela não contraiu a doença porque era drogada, homossexual, mas sim porque ela transou sem camisinha.
Valéria nos conta como foi descobrir que era portadora de HIV, de como contar para os pais que tinha contraído a doença. Além de nos mostrar qual é a sensação de descobrir que você pode morrer a qualquer momento e de ter o medo de manter o relacionamento sério com alguém.
Venha descobrir como o mundo de Valéria muda quando ela se muda para os Estados Unidos, faz novos amigos e conhece um médico que a faz lutar pela vida e não a desistir dela. É um livro triste e alegre e muito envolvente.

Disponível também nas:
Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade

Dica Semanal – Literatura Estrangeira

Livro: A Filha do Pastor das Árvores
Autoras: Gillian Summers
Editora: Bertrand Brasil

Com a morte de sua mãe Keelie, uma menina de apenas quinze anos de idade, é obrigada a deixar a sua amada e ensolarada Califórnia, para ir viver com seu pai um nômade no Festival da Renascença de Montanha Alta, no Colorado.
Quando Keelie começa a ver seres estranhos e a se comunicar com árvores, ela descobre que existe um segredo a seu respeito e percebe que seu pai lhe deve algumas explicações.
Venha conhecer a nova vida de Keelie e entender porque viver no Festival da Renascença da Montanha Alta vem a ser uma idéia tão atraente.

Dica Semanal – Literatura Infantil

Livro: As Tranças de Bintou
Autora: Sylviane A. Diouf
Ilutração: Shane W. Evans
Editora: COSACNAIFY

As Tranças de Bintou é uma linda história escrita por Sylviane A. Diouf, a qual conta o sonho da menina africana, Bintou, que deseja muito ter tranças nos cabelos como todas as outras mulheres mais velhas, porém como é criança tem que se contentar com os birotes.
Através dessa história Sylviane, mostra nos o lindo rito de passagem e do aprendizado do crescimento. Além de Shane W. Evans, conseguir ressaltar toda a beleza desse rito tão lindo que as crianças passam quando amadurecem.

Disponível também nas:
Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade

Dica Semanal – Literatura Brasileira

Livro: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais
Autora: Cora Coralina
Editora: Global

A imagem de Cora Coralina, como escritora, está ligada principalmente aos seus livros de poesia. O livro “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, foi seu primeiro livro publicado em 1965, quando tinha 76 anos.
Este livro conta através de poemas, as memórias de Cora, como as histórias que viveu, observou, etc. Há nesse livro a presença de confessionalismo e memorialismo, além da insistência em descrever a ação do tempo nos rios, sobrados e pessoas.

Este livro
foi escrito por uma mulher
que fez a escalada da
Montanha da Vida
removendo pedras
e plantando flores.”
                      Cora Coralina

             Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471 Ligar para verificar disponibilidade

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Livro "Invenção de Hugo Cabret" Ganha Filme

A história passa na Paris dos anos 1930, conta a história de um órfão que vive clandestinamente na Estação de Trem. Ele tenta desvendar o mistério deixado por seu pai. Quando ele é descoberto pelo dono da loja de brinquedos e pela sua afilhada, todo o seu plano é colocado em perigo.
Um valioso caderno, uma chave roubada, uma mensagem cifrada e um passado esquecido estão no centro dessa misteriosa aventura.
Considerado como uma obra-mestra pela crítica mundial, o estúdio Warner Bros, atraídos pela fama do livro, adaptaram a obra. O filme foi dirigido por Martin Scorsese.
Vencedor do Oscar:

§     Melhor Direção de Arte;
§     Edição de Som, mixagem de som e efeitos visuais;
§     Melhor Fotografia.


Avaliação Folha de São Paulo 09/04/2012: Ótimo.
Caros Leitores,
Criamos esse espaço para que vocês nos contem o que estão lendo no momento.