segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dia Nacional da História em Quadrinhos

Os HQ’s, ou histórias em quadrinhos, surgiram no Brasil no século XIX, com um ar satírico, as quais são conhecidas como cartuns, charges, mas atualmente são as famosas tirinhas. Porém, as revistas que publicam HQ’s só chegaram ao Brasil por volta do século XX.
 Mesmo existindo grandes artistas brasileiros, há uma grande influência dos estrangeiros, com o estilo comics o qual retrata os super heróis e os que vêm ganhando espaço atualmente são os mangás, quadrinhos japoneses. Porém, a única HQ que tem 100% características brasileiras são as tirinhas, pois mesmo existindo em outros países, apenas em nosso estilo de cartum, as tirinhas ganham um caráter ácido e bem menos comportado que as existentes nos EUA.
As HQ’s são bastante importantes para as crianças, pois colaboram com suas características como: onomatopéias, frases com palavras marcadas, o modelo do balão. É desse modo que se pode alfabetizá-las, pois no começo da alfabetização é mais fácil ler uma onomatopéia do que uma palavra. Mas outro ponto muito importante dos HQ’s é que desperta a imaginação, a criatividade, além de ser muito prazerosa a leitura.
Nesse Dia Nacional da História em Quadrinhos, que tal vir à Biblioteca para ler um?
Alguns dos principais cartunistas brasileiros são: Henfil (in memoriam), Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Glauco(in memoriam), Laerte, Millôr Fernandes, Adão. Alguns dos principais cartunistas estrangeiros são: Hergé (in memoriam), Jim Davis, Scott Adams, Sergei.






quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dica Semanal - Literatura Juvenil

Livro: Bem-Vindo ao Acampamento dos Pesadelos. Goosebumps: É o acampamento dos horrores.
Autor: R. L. Stine
Editora: FUNDAMENTO

Billy, aos 12 anos, vai pela primeira vez a um Acampamento de Férias. No ônibus, a caminho para o acampamento, ele conhece Mike, Jay, Collin, Dawn e Dori. Durante a viagem o motorista do ônibus abandona as crianças na estrada. Logo no momento em que uma alcatéia quase mata Billy, chega um ônibus do Acampamento dos Sonhos, para levar as crianças ao acampamento.
O problema é que o diretor do acampamento é meio perturbado, os monitores eram estranhos, além de lá existir a “Cabana Proibida”. Mesmo com todos esses “problemas” Billy consegue agüentar isso, só que de repente, seus amigos começam a sumir.
O livro é repleto de mistérios, “O que será que está acontecendo?”, “Por que os pais de Billy não respondem as cartas?”, “O que anda à solta lá fora durante a noite?”. E além de todos esses mistérios, Billy pode ser a próxima vitima a desaparecer.

Dica Semanal - Literatura Infantil (Pouco Texto)

Livro: Guilherme Augusto Araújo Fernandes
Autor: Mem Fox
Ilustração: Julie Vivas
Editora BINQUE-BOOK

O livro a história de Guilherme Augusto, um menino que mora ao lado de um Asilo e ele era muito amigo dos idosos. Ele gostava muito da Sra. Silvano, do Sr. Cervantes, do Sr. Valdemar, da Sra. Mandala e do Sr. Possante. Mas ele gostava mesmo era da Dona Antônia, pois ela tinha quatro nomes iguais a ele e era para ela que ele contava todos os seus segredos.
Acontece que Dona Antônia perdeu sua memória e Guilherme Augusto, conversa com todos os moradores do Asilo para saber o que é uma memória, para poder procurá-la para Dona Antônia. E quando ele descobre o que é a memória, ele coloca numa caixa de conchas, uma marionete, uma medalha de seu avô, uma bola de futebol e um ovo fresquinho de galinha.
Guilherme Augusto entrega essa caixa para Dona Antônia e através de todas as coisas presentes na caixa, ela começa a relembrar de toda a sua memória, a qual foi encontrada por um menino que nem era tão velho assim.

Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Antonio Stella Moruzzi – Telefone: (16)3501-2151; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

Dica Semanal - Literatura Infantil

Livro: O Mais Misterioso do Folclore.
Autora: Luciana Garcia
Ilustração: Roger Cruz e Bruna Britto
Editora: Caramelo

O livro mostra mitos e contos do folclore brasileiro, os quais podem variar de região para região, porém eles estão contados da forma em que eles mais aparecem no conhecimento popular e até mesmo do modo escrito.
No livro há contos como o da Loira do Banheiro, para encontrá-la basta dizer Loira um, Loira dois, Loira três” ou apertar a descarga do banheiro três vezes, mas lembrando do detalhe que tem que ser da última cabine, além disso, a Loira do Banheiro detesta a Inspetora da Escola, por que será? Há também nesse livro o conto da Moça de Branco, para encontrá-la basta vagar pelo cemitério ou por uma capela tarde da noite, e se alguém tiver coragem de segui-la poderá vê-la se transformar em uma bolha de luz que deixa um rastro colorido e brilhante pelo ar.
Venha conhecer outros contos e mitos do nosso folclore brasileiro. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

Dica Semanal - Literatura Portuguesa

Livro: Ensaio Sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Schwarcz

A cegueira repentina começa com um homem no trânsito e fica cego, e logo quando isso acontece todas as pessoas tentam socorrê-lo, só que ao chegarem perto do homem também se tornam cegos, e a cegueira  se espalha.
O governo vendo essa epidemia decide deixar os cegos de quarentena, só que mesmo assim a cegueira começa a se alastrar e o mundo todo se torna cego. É uma cegueira branca, como um mar de leite e jamais conhecida.
E apenas uma mulher não se torna cega e ela presencia cenas de situações inadmissíveis; mata para se preservar e aos demais, depara-se com a morte de maneiras bizarras, como cadáveres espalhados pelas ruas e incêndios. Os cegos passaram a seguir seus instintos animais e sobreviviam como nomâdes, procurando lugares com alimentos.
A obra retrata as reações humanas às necessidades, à incapacidade, à impotência, ao abandono e ao desprezo. Fazendo com que o leitor reflita sobre a moral, costumes, éticas e preconceito através da personagem principal, a mulher do médico, a única que não se tornou cega.

Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Antonio Stella Moruzzi – Telefone: (16)3501-2151; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Angelina Dagnone de Mello – Telefone: (16)3307-2115; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Maria Ermantina Tarpani – Telefone: (16)3307-7872; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

Dica Semanal - Literatura Brasileira

Dica Semanal – Literatura Brasileira
Livro:O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: Moderna

Esse livro é um marco do naturalismo no Brasil, os principais personagens são moradores de um Cortiço do Rio de Janeiro, onde moram os excluídos, humildes e os que não se relacionavam com a burguesia.
O livro é escrito por base do determinismo (o meio, o lugar e o momento influenciam o ser humano) e com o evolucionismo (teoria de Darwin). É uma obra muito importante para a sociedade brasileira, pois foi o primeiro livro a retratar a vida do proletariado brasileiro.
Azevedo através desse livro transforma o homem em um animal (processo de zoomorfismo), além de personificar o Cortiço, pois ele nasce, espalha-se e morre. O livro nos mostra o lado animal do homem, o qual é movido pelo desejo e pelo instinto, evidencia a desigualdade social através do proletariado, além de nos mostrar a ambição de um capitalismo selvagem.


Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010;  Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Antonio Stella Moruzzi – Telefone: (16)3501-2151; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Angelina Dagnone de Mello – Telefone: (16)3307-2115; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dica Semanal - Literatura Juvenil

Livro: Como Navegar Em Uma Tempestade de Dragão: por Soluço Spantosicus Strondus III
Série: Como Treinar o Seu Dragão – Livro 7
Autora: Cressida Cowell



Neste livro, Soluço tem a missão de descobrir a América, encontrar o caminho de volta para Berk, salvar seu pai, derrotar as Serpentes – Polares, além de vencer a Competição Amistosa de Nado Intertribal. E o mais engraçado é que para ele realizar tudo isso, ele terá apenas: três meses, cincos dias e seis horas. Será que o nosso amigo Soluço, conseguirá fazer tudo isso, ou não?
Se você gostou do filme “Como Treinar o Seu Dragão”, com certeza você irá adorar esse livro. Se você não conhece o filme, venha conhecer o livro, pois ele vale a pena ser lido.

Dica Semanal - Literatura Infantil


Dica Semanal - Literatura Infantil
Livro: Folha
Autor: Stephen Michael King
Ilustração: Stephen Michael King
Editora: BINQUE-BOOK

É um livro recheado de imagens, com pouco texto, mas com muitos efeitos sonoros, para que tanto a criança que esteja lendo o livro invente a sua própria história, ou até mesmo para que um adulto leia essa história de diversas maneiras, para si próprio ou para crianças.
Mas o intuito do livro é contar a história de um garotinho que não gosta de pentear os cabelos, mas num certo dia ele vê um beneficio em ficar com os cabelos emaranhados quando cai uma semente na sua cabeça e ali mesmo ela começa a crescer. Que tal acompanhar o crescimento dessa semente?

Dica Semanal - Literatura Brasileira

Livro: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Editora Ática

A história se passa no século XIX(19) e Machado de Assis faz questão de retratar a burguesia hipócrita da época.  A história se dá através do Dr. Simão Bacamarte que se casou com D. Evarista, a qual tinha grandes chances de lhe dar um filho, mas isso não ocorre.
A partir dessa situação, ele começa a estudar neurologia, estudando a sanidade e a loucura humana. Dr. Simão pede permissão para o governo de abrir uma casa para cuidar dos loucos da cidade, D. Evarista é contra, mas a Casa Verde acaba abrindo.
O problema é que em certo momento da história mais da metade da cidade está internada na Casa Verde, a partir dessa situação, ocorre uma rebelião na cidade contra o Dr. Simão, liderados pelo barbeiro Porfírio, mas depois Porfírio acaba se aliando ao Dr. Simão, pois entende a importância da existência da casa. Eles acabam prendendo os revoltosos no hospício.
O interessante do livro é quando Dr. Simão percebe que como quase a cidade toda está trancafiada na Casa Verde, ele muda o seu modo de pensar para internar as pessoas no hospício. Como será que a história termina? Quem serão as pessoas que ficaram internadas? Essas respostas só lendo o livro para saber.

Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Antonio Stella Moruzzi – Telefone: (16)3501-2151; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Angelina Dagnone de Mello – Telefone: (16)3307-2115; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Internet - Uso Livre

  • Segunda - Feira: 8h00 as 12h e 13h15 as 16h45;
  • Terça - Feira: 8h00 as 12h
  • Quinta - Feira: 13h15 as 16h45.

Dica Semanal - Literatura Brasileira

Livro: Senhora
Autor: José de Alencar
Editora: KlicK

O livro retrata a sociedade fluminense do século XIX, época em que Alencar viveu. Um livro atrelado ao Romantismo, conta a história de Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira que se apaixona por Fernando Seixas, a quem namorou, porém ele termina o namoro, pois se interessa em casar com uma moça rica, Adelaide Amaral.
Só que Fernando Seixas não se casa. E Aurélia Camargo, órfã, receber uma herança de seu avô e se começa a fazer parte da elite carioca. Como estava chateada com o antigo namorado, decide vingar-se dele, e como naquela época o pai da noiva, ou nesse caso ela mesma, oferecia um dote ao futuro marido. E como Fernando Seixas passava por dificuldades financeiras, ela decide comprá-lo para marido.
Através de um Procurador, Fernando Seixas aceita a proposta de se casar, mas só saberá com quem irá casar nas vésperas do casamento, mas pede adiantado dinheiro para dar de dote pelo casamento de sua irmã.
Qual será a reação de Fernando Seixas quando descobrir que a noiva é Aurélia Camargo? Será que Aurélia Camargo o perdoará após o casamento?
Para descobrir essas respostas só lendo o livro. Recomendado para todos os apreciadores da literatura brasileira.

Disponível também nas: Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006; Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha – Telefone: (16)3374-3084; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Dalila Galli – Telefone: (16)3361-7010; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Antonio Stella Moruzzi – Telefone: (16)3501-2151; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Janete Maria Martinelli Lia – Telefone: (16)3366-1414; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Angelina Dagnone de Mello – Telefone: (16)3307-2115; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof.ª Maria Ermantina Tarpani – Telefone: (16)3307-7872; Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Carmine Botta- Telefone: (16)3372-3113. Ligar para verificar disponibilidade.

Dica Semanal - Literatura Inglesa

Livro: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak



“Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler”.
A Morte narra à história de Liesel Meminger, uma menina que encontrou três vezes e conseguiu tapeá-la. A Morte impressionada com a menina decide contar sua trajetória, pois o único dom que lhe salva é a distração, pois mantém a sanidade.
Uma história que retrata a Alemanha Nazista, através da vida de Liesel, a qual perdeu seu irmão no vagão de trem, “roubou” seu primeiro livro no sepultamento de seu irmão, o livro que pertencia o coveiro “O Manual do Coveiro”. Foi adotada por uma família alemã, apenas aprendeu a ler quando seu pai adotivo a ensinou.
Durante o III Reich, a cidade inteira é convocada para ver a fogueira que iria acontecer. Liesel estava lá com seu uniforme da Juventude Hitlerista, e viu todos os livros considerados subversivos serem jogados a fogueira, seu segundo livro “roubado” foi adquirido ali “Dar de Ombros”.
Se você está interessado num livro que desperte sentimentos como: alegria, ternura, tristeza, euforismo, solidão, orgulho, medo e a morte. Esse livro é a indicação certa para você.
Nota final da Morte: “Os seres humanos me assombram”

Disponível também nas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral – Telefone: (16)3372-2471; Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Telefone: (16)3378-3470. Ligar para verificar disponibilidade.

Dica Semanal - Literatura Juvenil

Livro: Zac Power – A viagem de Zac à Lua.
Test Drive
.
Autor: H. I. Larry
Editora: FUNDAMENTO
Ilustração: Andy Hook, Ron Monnier e Ash Oswald.

O livro escrito por LARRY retrata a história de Zac, um espião de doze anos de idade, o qual trabalha para a empresa AIG de espionagem e sua função é testar os novos equipamentos feitos por ela, além de resolver alguns problemas para a AIG.
Neste livro Zac tem a missão de testar dois novos equipamentos, além de salvar a base lunar da AIG que está sendo destruída por uma Gosma Lunar Mortal que destrói tudo o que toca. Será que Zac, aprovará os novos equipamentos? Como será que ele poderá salvar a AIG? Será que ele conseguirá deter a Gosma Lunar Mortal?
Para ver a resposta dessas perguntas, só mesmo lendo o livro, que está cheio de imagens para mostrar e explicar todo o funcionamento dos equipamentos novos, além de mostrar, como é a Gosma Lunar Mortal e como ela será destruída.

Dica Semanal - Literatura Infantil

Livro: Histórias à Brasileira. A Moura Torta e Outras. Volume: 1
Autora: Ana Maria Machado
Ilustração: Odilon Moraes
Editora: claroenigma

O livro é inteiramente recheado de contos brasileiríssimos que são recomendados para crianças de zero a cem anos, pois aquecem a alma dos mais velhos relembrando de suas infâncias e entretêm as crianças mais novas com os contos encantadores, os quais são nossas heranças culturais contadas por narradores anônimos, contadas a partir da grande sabedoria popular.
Neste primeiro volume do livro Histórias à Brasileira, há contos como: O Macaco e a Viola, o qual mostra que o Macaco tentando fazer um bom negócio como aconteceu com a Cutia quando perdeu o rabo, acaba perdendo o seu rabo com intuito de conseguir ir para a Angola, ganha apenas uma navalha e será que Macaco não está na Angola? Já o conto A Festa no Céu, conta a história de uma festa que seria realizada no céu, o que impediria os animais que não voam de ir à festa, mas o Jabuti, como era amigo da Garça pede que ela dê uma carona para ele ir à festa, a Garça aceita com a condição de que o Jabuti arranje como voltar da festa. O Jabuti para voltar da festa entrou na viola do Urubu, quando ele descobre o intruso em sua viola, o joga de lá. E como o Jabuti não sabia voar e caiu em cima de uma pedra, teve seu casco todo quebrado, porém como Deus ficou com pena do Jabuti, ele envia Anjos para consertarem seu casco e é a partir deste conto que aprendemos porque o casco do Jabuti é todo remendado.
Esses são apenas dois contos brevemente contados aqui para dar um gostinho de água na boca, para deixar a curiosidade sobre os outros contos contidos nesse livro, além de despertar a vontade e o incentivo a leitura destes contos.

Disponível também na: Biblioteca Escola do Futuro - EMEB Prof. Arthur Natalino Deriggi – Telefone: (16)3366-3006. Ligar para verificar disponibilidade.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dica Semanal - Literatura Infantil(Pouco Texto)

Livro: Krokô e Galinhola. Um Conto Africano por Maté.
Autora: Maté.
Ilustração: Maté
Editora: BINQUE-BOOK

A história contada no livro é uma tradução e de livre adaptação de um conto tradicional africano, no qual a cultura oral ainda tem grande valor, este conto além de divertir as crianças, tem como objetivo fazê-las pensar e refletir sobre os valores culturais e morais da sociedade.
O conto retrata a história do crocodilo, Krokô, quando está prestes a devorar a galinha d’Angola, Galinhola, ela mais esperta afirma não poder servir de almoço para o crocodilo, pois é seu parente. Krokô, após uma conversa com o sábio lagarto, percebe que todos são parentes de certa forma. Desse modo, como Galinhola foi mais esperta que o crocodilo, pode comer suas minhocas, enquanto Krokô ficou mais sábio, porém ficou mais magro.
Essa história quando lida para crianças é capaz de ensiná-las que sempre se deve buscar mais conhecimento e por outro lado de que não se deve machucar nada, nem ninguém que seja minimamente parecido com elas mesmas.